Palestras
Especiais: Pós-Graduação em Canção Popular



A Faculdade Santa Marcelina convida você para nossa série de Palestras Especiais: Pós-Graduação em Canção Popular.

Dia 05/09/2022 - Segunda-Feira: 19:30
A Voz nos Horizontes da Experimentação

Comunicação sobre processos criativos da voz no contexto da música exploratória e arte sonora. Partindo de percepções sobre o experimentalismo e a utilização da voz em diversas tradições, a comunicação apresentará algumas manifestações criativas, históricas e contemporâneas que exploram e às vezes implodem o espectro da forma canção. 

Romulo Alexis

(De)compositor, músico improvisador, performer e pesquisador de processos criativos.  É um dos mais ativos improvisadores de São Paulo, tendo colaborado com mais de 250 artistas e participado de festivais na America Latina e Europa.

 

Dia 12/09/2022 - Segunda-Feira: 19:30
Cantos Indígenas

Oficina expositiva e prática de exploração e aproximação com a diversidade e a abrangência da música de diferentes grupos indígenas.

Marlui Miranda

Marlui Miranda é cantora, compositora, arranjadora e produtora cultural, dedicada há quase trinta anos à pesquisa e produção musical na área da música indígena. Sua produção artística envolve tournées e apresentações no Brasil e no exterior. Lançou, entre outros, os álbuns "Yuxin -Alma" (2009) e "Fala de Bicho, Fala de Gente" (2014).

 

Dia 26/09/2022 - Segunda-Feira: 19:30
Do Folclore à Militância: A Canção Latino-Americana no século XX

A palestra apresentará uma análise comparativa sobre a complexa relação entre música e cultura, política e sociedade, em diferentes países da América Latina. O trabalho de pesquisa de quase uma década em arquivos de Santiago do Chile, Buenos Aires e São Paulo ampara a análise sofisticada da autora, que evidencia processos culturais e políticos muitas vezes semelhantes.

Professora Tânia da Costa Garcia

Professora livre docente em História da América do Departamento de História da Universidade Estadual Paulista e do curso de Pós-graduação em História da mesma instituição. É coordenadora do grupo de pesquisa História e Música, filiado ao CNPq. Autora dos livros Do folclore à militância: a canção latino-americana no século XX. S. Paulo. Ed. Letra e voz, 2021. e O it verde e amarelo de Carmen Miranda (1930-194,), Annablume/FAPESP, 2005, além de outros trabalhos publicados no Brasil e no exterior.

Dia 03/10/2022, Segunda-Feira: 19:30

COMPOSIÇÃO E PRODUÇÃO MUSICAL DO ÁLBUM “VAI POR MIM” (2022)

Encontro com o compositor Luiz Tatit e o produtor musical Jonas Tatit, no qual serão abordados os processos de criação e produção musical do álbum “VAI POR MIM” (Selo Circus - 2022) 

Luiz Tatit e Jonas Tatit

Luiz Tatit é professor do Departamento de Linguística da USP e autor de diversos livros, lançados no Brasil e fora, como "Semiótica da Canção: Melodia e Letra" (Escuta, 1994), "O Cancionista" (Edusp, 1996), "O Século da Canção" (Ateliê, 2004), entre outros. 

No início de 2022, Tatit lançou "Abre a Cortina", album que celebra a parceria de 25 anos de música e 40 de amizade com Dante Ozzetti.  

 

Jonas Tatit é músico, produtor musical, compositor, violonista, bacharel em música pela Unicamp, técnico de áudio (IAV) e proprietário do Estúdio Pratápolis. 

Local das Palestras:

Local: Sala 204 - Unidade Perdizes:  Endereço: R. Dr. Emílio Ribas, 89 - Perdizes, São Paulo - SP, 05006-020

Garanta a oportunidade para aprimorar seu conhecimento com profissionais de renome acadêmico e artístico. 

Inscrições através do link: https://conteudo.facsp.santamarcelina.edu.br/palestras-especiais-da-pos-em-cancao-popular

Esperamos por você!