Palestra:
Gerenciamento de Projetos Musicais -

Sobre a palestra:

Foram apresentados os conceitos dos PMBOK e da Gestão Ágil de Projetos a partir de estudos, inicialmente encabeçados pela Berklee College of Music (Boston, Massachusetts – USA) com o professor Jonathan Feist. Serão vistos, também, alguns conceitos de economia criativa a partir, principalmente, dos autores: John Anthony Howkins (Lincoln University, no Reino Unido), Davi Nakano (POLI/USP), Eduardo Vicente (ECA/USP), Karina Poli (pós-doc: ECA/USP) e dos estudos realizados pelo nosso antigo aluno Felipe Aragão Campos Salles e seu orientador Prof. Dr Mauro Luiz Martens (UNIMEP/POLI-USP) durante o mestrado e doutorado (em andamento) que correlacionam sustentabilidade, gestão do conhecimento, gestão de projetos e música de concerto.

 

Palestrante

Felipe Aragão Campos Salles

 

Sobre o palestrante

Graduado em música pela Faculdades Santa Marcelina (2005 -2008) e em Engenharia de Produção pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011-2015), fez mestrado em Engenharia de Produção (com ênfase em Gestão de Projetos, 2016 - 2018) pela UNIMEP-SBO (Capes - orientador: Prof. Dr. Mauro Luiz Martens).

Tem experiência na área de Engenharia de Produção e Música, com ênfase em: Gestão de Projetos, Gestão Orquestral, Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional, Economia Criativa, Sustentabilidade e Análise Musical.

Realizou uma Iniciação Científica sobre a Influência da Música de Concerto da Obra de Tom Jobim, com apoio financeiro da FAPESP, com orientação do Prof. Dr. Paulo de Tarso Salles (ECA/USP).

Integrou o Madrigal FASM (regente: Maestro e Paulo Moura), o Coral Universitário Mackenzie (regente: Parcival Módulo) onde realizou concertos juntos a orquestras como a Sinfônica de Rio Claro e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e o Coral Universitário Unimep.

Como guitarrista, pertenceu a Big Band da Santa (regente: Maestro Paulo Tiné) e, como clarinetista, integrou a Orquestra Filarmônica Maestro Paulo Bellan (de Santa Bárbara d'Oeste) onde também foi professor de teoria musical (apreciação e percepção musical e harmonia). Foi regente aprendiz, aluno de clarinete e monitor do Projeto Ninho Musical, de Santa Bárbara d’Oeste (Fundação Romi).

Atualmente, é clarinetista da Orquestra Sinfônica Edmundo Villani Cortês (regente: Maestro Fernando Cardoso) e do Coral USP (regente: Maestrina Marcia Hentschel).  Além disso, estuda composição, orquestração e regência com o Maestro e professor universitário Rodrigo Vitta. Como pesquisador, está ingressando no doutorado em Engenharia de Produção na Universidade Metodista de Piracicaba (apoio: Capes e CNPq) sobre gestão do conhecimento em gerenciamento de projetos aplicado ao ambiente da sustentabilidade (TBL – triple botton line) modelado para a música de concerto, sob orientação do Prof. Dr. Mauro Luiz Martens em parceria com o Aston University (Inglaterra). Escreve, regularmente, para congressos e revistas científicas nacionais e internacionais.

 

Mais informações:

Data: 17 de abril de 2018

Horário: A partir das 13h

Local: Faculdade Santa Marcelina Unidade Perdizes – Rua Dr. Emílio Ribas, nº 89 – Sala 207.