Proposta Pedagógica
A missão do Colégio Santa Marcelina possui inspiração cristocêntrica e mariana, por meio dela o Colégio se constitui como um lugar de encontro e de diálogo, alicerçado na confiança, na verdade e no respeito mútuo. É um espaço educativo que cria as condições necessárias para que o educando construa suas aprendizagens e se volte para o transcendente como o valor principal de sua vida.
A partir dessa missão, a proposta pedagógica do Colégio Santa Marcelina de Belo Horizonte alicerça-se no sociointeracionismo. Desse modo, considera-se que o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes está baseado no plano das interações, ou seja, existe uma interrelação entre o homem, o contexto cultural e o desenvolvimento pessoal e cognitivo. Sendo assim, o desenvolvimento ocorre exteriormente para depois ocorrer efetivamente no interior do estudante, a partir do relacionamento com o outro para depois ser internalizado individualmente. Logo, sem a influência dos pais, pares e professores não há desenvolvimento, uma vez que as informações não são absorvidas diretamente do meio, mas são intermediadas, direta ou indiretamente, pelas pessoas que nos cercam e que são carregadas de significados sociais e históricos. Por isso, as experiências de aprendizagem necessitam estruturar-se de maneira a privilegiar a cooperação e o intercâmbio de pontos de vista na busca conjunta da construção interna do conhecimento.
O Colégio Santa Marcelina educa para a solidariedade, honestidade e justiça, utilizando os avanços científicos como base e instrumento de ensino-aprendizagem. Educa, ainda, para a convivência com a diversidade e para o verdadeiro e pleno exercício da cidadania, em um ambiente criativo que favoreça o desenvolvimento de tais competências para que o ser humano consiga traduzir, em sua existência, a sua essência.