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INSTITUTO INTERNACIONAL DAS IRMÃS DE SANTA MARCELINA
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Oferta: 2023/2.
Formulário - Manifestação de Interesse
*Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos matriculados.
Com 21 anos de história e mais de 300 alunos formados, a Pós-graduação em Moda e Criação da Faculdade Santa Marcelina, destaca-se por seu perfil dinâmico e competente. Com um conjunto de disciplinas constituído cuidadosamente, e um corpo docente altamente qualificado, o curso objetiva proporcionar uma formação abrangente e voltada para os reais desafios do mercado de moda contemporâneo.
A estrutura interdisciplinar do programa, composta por matérias vivenciadas na prática e fundamentadas pela teoria, fornece ao participante uma reflexão mais apurada e crítica sobre os aspectos técnicos da área de moda.
A Pós-graduação em Moda & Criação da Faculdade Santa Marcelina, foi estrutura para introduzir o aluno a tradicional metodologia formativa Marcelina, focando na importância de cada etapa projetual para a formação das competências profissionais necessárias no mercado.
• Desenvolvimento Preceptivo - Criativo
• Formação Técnica
• Introdução a Ideia de Projeto
• Alunos formados em Moda por outras instituições;
• Designers, publicitários, arquitetos e profissionais de áreas correlatas;
• Profissionais com formação em outras áreas (administradores, advogados, engenheiros, economistas...) e que estejam migrando para áreas de Moda.
O mercado de moda Brasileiro da atualidade traçou um perfil muito objetivo do profissional que busca: um profissional diferenciado criativamente.
Os produtos devem ter alma e falar ao consumidor final pela sua exclusividade.
A capacitação administrativa e técnica são obrigatórias a qualquer profissional da área, mas, a formação criativa é que diferencia e projeta o profissional num mercado com salários mais expressivos.
A matriz curricular da Pós em M&C foi elaborada para os alunos que desejam aprender através das vivencias e dos desafios práticos/criativos de um estilista.
O Especialista em Moda & Criação terá em mãos as ferramentas necessárias para atuar no mercado de moda em empresas de micro, pequeno, médio e grande porte (fios, tecidos e malhas ou roupas e acessórios); bureaux de pesquisa ou estamparia, instituições de ensino, entre muitas outras ações.
A única PÓS na área de moda com conteúdo 80% prático;
Metodologia formativa compatível com a tradicional graduação de MODA da FACULDADE SANTA MARCELINA;
Disciplinas Integradas com projetos Interdisciplinares;
Tradicional corpo docente de professores orientadores, com ampla experiência profissional e acadêmica;
Capacitação projetual;
Formação com aplicabilidade do mercado;
Vivência Processual formativa;
Construção de Portfolio para mercado ou para cursos internacionais;
Projeto final orientado: monografia, bidimensional e tridimensional;
Formação com alto índice de aprovação pelas gerencias de produto das maiores empresas do mercado de moda, agregando valor significativo ao currículo do aluno.
01 Cultura & História da Moda
História da Moda
Movimentos de Rua
Cultura de Moda Contemporânea
Moda & Arte
02 Expressões Gráficas
Programação Visual aplicada à moda: assinaturas - roupa & institucional
O Desenho na moda: técnico, produto, ilustração, promocional
Design de Estampa
Desenho Digital: as possibilidades da computação gráfica aplicadas ao mercado
Portfólio & Cahier
03 Processos Criativos
Compreensão das etapas do desenvolvimento criativo
A informação e a experiência na criação
Limites entre cópia e criação
Processos de criação em moda
04 Estamparia
Procedimentos de Produção: cilindro, quadro e digital
Função e História da Estamparia na Moda Brasileira
Estampas Coordenadas & Rapport
Fechamento de arquivo
Redução de cor
05 Desenvolvimento de Produto
Moda Comercial x Moda Conceitual
Estilo: grandes criadores
Estudo de Macrotendências
Temas & pesquisas
Cartela de cores & estudo de formas e volumes
Mix de produtos
Escolha de materiais
Lingerie / Homewear / Beachwear / Activewear
Jeanswear / Streetwear / Feminino / Masculino
Gestantes / Infantil / Plus Size / Terceira Idade
O Fast Fashion
O Mercado Popular
06 Laboratório Têxtil
História têxtil - da pré-história ao cenário industrial
Fios, fibras, fiação & tecidos
Beneficiamento, Controle de Qualidade & Consumo
Etiquetagem: Normas Técnicas
07 Pesquisa em Design e Moda
Macrotendência, micro tendência, moda e fads
Captação e analise informações
Comportamento de consumo
Trendforecast
08 Moulage
O Corpo Tridimensional
Moulage x Modelagem
Os Designers Contemporâneos e a Modelagem
Volume & Percepção
Subtraction Cutting
09 Moda & Tecnologia
Imagem & Moda
Novas Soluções Técnicas
Tradição x Tecnologia
A evolução dos Softwares para Moda
10 Produção e Direção de Moda
Os meios de comunicação & difusão da informação de moda
Linguagens da moda: conceitos, estruturas e configurações
Transformações Midiáticas
Styling
11 Modelagem
Fundamentos de modelagem plana (bidimensional)
Relações entre os métodos de modelagem plana e tridimensional
Elementos de composição para o vestuário
Adaptação de modelos a partir do bloco básico
Aplicação dos métodos de modelagem plana como recurso criativo
12 Estilo
Repertório e Autoria
Prospecção Criativa
Exercícios direcionados de Composição
Desenvolvimento de Projeto bidimensional/tridimensional Autoral
13 Projeto Orientado I
Metodologia Científica
Organização de Projeto
Orientação de Projeto e relevância para o Mercado Acadêmico de Moda
Acompanhamento de Projeto de Pesquisa
Acompanhamento da finalização gráfica da Monografia
14 Projeto Orientado II
Organização de Projeto
Bibliografia de Moda
Orientações direcionadas por matéria: Desenvolvimento de Coleção, Desenhos, Bidimensional, Styling.
No decorrer do curso, o aluno será orientado na busca por uma temática adequada para seu Projeto de Conclusão.
O Projeto de Conclusão determina três níveis de abordagem:
1. Projeto Científico (parte textual);
2. Projeto Bidimensional (parte gráfica e expositiva);
3. Projeto Tridimensional (prototipia)
O Projeto Científico, fundamentado nas regras da ABNT. O objetivo do projeto, é levar o candidato a pesquisar uma temática relevante para a área de moda, refletindo de forma ampla, sobre aspectos, práticos, teóricos e propondo assim, caminhos significativos para o mercado e a academia. Seu projeto de pesquisa deve contemplar também a importância da CRIATIVIDADE para Moda em sua amplitude.
Além do projeto escrito, o aluno deverá desenvolver um Projeto Bidimensional e Tridimensional. Essas duas etapas do Projeto de Conclusão, devem estar totalmente fundamentados em seu Projeto Científico.
A avaliação será feita por uma banca de professores (internos e externos) e profissionais do mercado, selecionados e convidados de acordo com o perfil do projeto. COORDENAÇÃO
Os processos seletivos para ingresso na Pós-graduação em Moda & Criação da Faculdade Santa Marcelina acontecem duas vezes ao ano.
Em nosso site, o aluno deve registrar seu interesse, selecionando e preenchendo o campo “Inscrição”, na página da Pós-Graduação em Moda & Criação.
No mês que antecede a seleção, todos os alunos pré-inscritos serão convocados, por e-mail (Carta Convite), a submeter seu currículo e uma carta de intenção (onde descreverá os motivos e objetivos em cursar a Pós), para análise da coordenadora do curso. Para qualquer explicação, o aluno poderá entrar em contato com a coordenação pelo e-mail: [email protected] e tirar dúvidas quanto ao conteúdo, a grade curricular, o corpo docente, o sistema de avaliação e o mercado de moda. Verificamos os objetivos de cada candidato e analisamos sua história de vida e profissional. Isso tudo, para garantir a qualidade do curso.
Nossas turmas são formadas por poucos e seletos alunos, objetivando fomentar o real interesse pela pesquisa e pelos estudos práticos e teóricos que o curso propõe.
Após a seleção, o aluno aprovado receberá uma Carta de Aprovação, solicitando sua matrícula e apontando a lista de documentos necessários, mais uma Bibliografia Introdutória a ser contemplada até o início do curso. Tudo isso, para que o aluno tenha uma boa base para as discussões propostas, reforçando a qualidade das dinâmicas em sala de aula, assim como, a sua produção.
Início no dia 14/03/2023 e término 12/12/2024
Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos matriculados.
Até 25% de desconto para antigos alunos, escolas e empresas conveniadas.
Consulte os critérios para elegibilidade e relação de parceiros com nossa equipe de Atendimento, por telefone, e-mail ou Whatsapp.
Novo WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806.
Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800
Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!
¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.
468 horas em 22 meses
Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h40.
22 x R$1.834,00. Descontos especiais para escolas e empresas conveniadas e antigos alunos: consulte nosso atendimento - WhatsApp: (11) 98207-1806 Contato Telefônico: (11) 3824-5800
Perdizes - SP
(11) 3824-5800