Prática de grupo - Música Popular

Agende sua entrevista para próxima turma - Sem compromisso!

Venha bater um papo com o Professor Zéli Silva, coordenador da Pós-graduação em Prática de grupo - Música Popular, e conheça a proposta do curso em detalhes e as informações para a próxima turma.

Envie um e-mail e agende sua entrevista, sem compromisso*:

[email protected]

*Ao enviar o e-mail você aceita receber informações sobre o processo seletivo para o curso em questão.

APRESENTAÇÃO

O curso tem como objetivos gerais capacitar e aprimorar a performance instrumental e/ou vocal dos participantes e proporcionar uma base teórica relacionada diretamente com a prática musical. O (a) aluno (a) terá a oportunidade de conhecer e praticar diferentes gêneros populares da música brasileira, abrangendo todas as regiões do país, a partir de um contato direto com o corpo docente altamente especializado e uma infraestrutura que compreende salas de ensaio e estúdio de gravação profissional. Além disso, faz parte do conteúdo o estudo da música de outras culturas tais como a música-latina (América Central) e as de regiões da África, da Europa Oriental e Ásia.

No Brasil, país de dimensão continental, há uma ampla gama de gêneros e ritmos populares que serão objetos de estudos e vivências com profundidade. A parte prática da performance é predominante no curso, que também explora uma base teórica, com noções de arranjo, improvisação e da história do desenvolvimento dos gêneros populares.

PÚBLICO-ALVO

O curso se destina a musicistas de todos instrumentos, cantores (as), arranjadores (as) e compositores(as). O pré-requisito é ter graduação. O contato com diversos gêneros da música popular, com a prática musical orientada por diversos professores de grande destaque no cenário artístico e acadêmico irá certamente ampliar e solidificar os conhecimentos e a performance musical de cada ingressante.

DIFERENCIAL

O diferencial do curso será o ambiente adequado com colegas e orientação de professores (as) para o(a) estudante interagir e conhecer com profundidade uma ampla gama de gêneros populares, tendo a vivência direta e prática com todos eles. Há ainda a prática de performance no palco e a realização de gravações em estúdio, que acontecem em dois módulos durante o curso. Além disso o curso também proporciona uma base teórica com elementos tais como arranjo, improvisação e análise de canção. 

Conteúdo

- Gêneros da Região Nordeste

- Samba, Samba Jazz e Bossa Nova

- Prática de Grupo Avançada

- MPB, a Música de Minas Gerais e Clube da Esquina

- Arranjo e Improvisação

- Prática de Estúdio: Gravação e Mixagem

- Música Vocal e Música Instrumental: fricções e conexões

- Música do mundo

- Tópicos Especiais em Prática de Grupo

- Gêneros de Fronteira: Norte, Sul e Centro-Oeste

- Gêneros Contemporâneos: Pop, Eletrônico e Regional

- Canção Popular Brasileira: Matrizes e Matizes composicionais

- A Estética do Choro

- Música Latina: Expandindo Territórios 

- Música Popular no Palco: Produção e Performance

- Metodologia de Pesquisa

- Pesquisa e Produção Acadêmica I

- Pesquisa e Produção Acadêmica II

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Início no dia 07/03/2023 até 31/08/2024.

CONFIRMAÇÃO DA TURMA

Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos matriculados.

COORDENADOR

Professor Zeli Silva

[email protected]

DESCONTOS ESPECIAIS

Até 25% de desconto para antigos alunos, escolas e empresas conveniadas.

Consulte os critérios para elegibilidade e relação de parceiros com nossa equipe de Atendimento, por telefone, e-mail ou Whatsapp.

DÚVIDAS? 

​Novo WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806.

​Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

Quer saber mais?


Duração

360 horas em 3 semestres


Horários

Terças e quintas, das 19h às 22h40.


Valor

Valor do curso apresentado pelo coordenador, durante a entrevista. Descontos especiais para escolas conveniadas, antigos alunos e profissionais da área. ________________________________________


Unidade

Perdizes - SP
(11) 3824-5800

Coordenador

  • Zéli Silva (José Ricardo de Barros e Silva)
    Mestre

Corpo Docente

  • Fernando Corrêa
    Mestre

Palestrante convidado

  • Hermes Medeiros da Silva (Guegué Medeiros)
    Palestrante

PALESTRANTES E PROFESSORES

  • Eduardo José Nunes Ribeiro (Edu Ribeiro)
    Mestre
  • Fábio Cury de Andrade (Fábio Peron)
    Especialista
  • Felipe Julián Goldfarb
    Mestre
  • Francisco Saraiva da Silva (Chico Saraiva)
    Doutorado
  • Gabriel José Levy
    Mestre
  • Gilberto Alves Favery (Giba Favery)
    Mestre
  • Marcelo Silva Gomes
    Doutor
  • Rodrigo Ursaia
    Mestre
  • Sergio Augusto Molina
    Doutor
  • Sergio Lyra David
    Doutor
  • Swami Antunes de Campos Junior
    Mestre
  • Tatiana de Souza Parra
    Especialista
  • Thaís Lima Nicodemo
    Doutora

Notícias Relacionadas


Santa Recicla

Santa Recicla
12/12/2023

Juntos, podemos fazer a diferença!

Aula Aberta: Orquestra, Instrumentos e Música

Aula Aberta: Orquestra, Instrumentos e Música
06/06/2023

Venha descobrir o poder da música ao vivo e mergulhar nessa experiência envolvente

CANTORIA: apresentação de final de semestre dos alunos do curso de música e do Coral da Santa!

CANTORIA: apresentação de final de semestre dos alunos do curso de música e do Coral da Santa!
31/05/2023

Não perca essa oportunidade de prestigiar nossos talentosos estudantes. 

Coral da Santa

Coral da Santa
31/03/2023

Sob regência da Maestrina Déborah Rossi