COMO
É A EVOLUÇÃO DE CARREIRA NO BRASIL?

CARREIRA E HISTÓRIA

Antes, a palavra “carreira” era usada no sentido de “construir carreira”, ou seja, focando totalmente no crescimento profissional dentro de uma empresa específica. Com o passar dos anos, chegou a evolução da tecnologia e mudanças de padrões sociais ocorreram, transformando o sentido da palavra. E hoje em dia, você sabe como funcionam as carreiras?

QUAL É O SEU TIPO DE CARREIRA?

Existem diversos tipos de carreira, você já pensou no seu?

Tradicional

A “tradicional” é caracterizada por um trabalhador com uma função em grandes indústrias, procurando estabilidade e segurança no local de trabalho, oferecendo dedicação e fidelidade a empresa em troca.

Proteana

Já a “proteana” - de origem mitológica -, tem ligação com pessoas que conseguem se adaptar. Elas evoluem em suas funções aprendendo vários conhecimentos diferentes dentro do próprio trabalho.

Caleidoscópio

Diferente das anteriores, quem segue a carreira “caleidoscópio” - também conhecida como “multidirecional” -, são pessoas que separam vida pessoal de vida profissional, sendo diferentes em outros ambientes.

Sem fronteira

A carreira “sem fronteira” tem a ver em como as pessoas se relacionam com os colegas das empresas que atuam, trabalhando para criar uma rede de contatos profissionais e que não tem problemas de trocar de emprego e trabalhar em vários lugares diferentes.

Espiral

Os trabalhadores que evoluem e criam habilidades dentro da própria empresa se encaixam no tipo de carreira “espiral”. Estas funções acabam fazendo esse trabalhador definir um caminho profissional.

Além disso, existem muitos outros tipos de carreiras modernas: empreendedora, especialista, sociopolítica e etc...

A CARREIRA hoje em dia

Em 2019, os brasileiros encontraram novos jeitos de atuar no mercado de trabalho. Os serviços de freelancer aumentaram como resposta ao processo de desindustrialização e desemprego pelo qual o país passa. Com isso, você acha que o conceito de carreira e profissão consolidada ainda estão presentes no dia a dia do trabalhador no Brasil?