Educação Infantil

A CRIANÇA COMO PROTAGONISTA EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM.

No Colégio Santa Marcelina, acolhemos crianças a partir dos dois anos de idade completos. Nessa primeira etapa da Educação Básica, as atividades contemplam o cuidar e o brincar, acolhendo as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças e articulando-os às propostas pedagógicas. As propostas têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades das crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens no que diz respeito à socialização, à autonomia, à comunicação e à aquisição de habilidades.

Seguindo os princípios sociointeracionistas, busca-se favorecer o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos cognitivo, físico, social e afetivo. Compreende-se as crianças como indivíduos potentes, protagonistas do processo de aprendizagem. A abordagem utilizada é baseada na pesquisa e na experimentação, valorizando o confronto de ideias e o contato com o meio sociocultural ao qual estão inseridas. A matriz curricular, bem como as práticas pedagógicas, busca assegurar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, conforme as recomendações da Base Nacional Comum Curricular. Conviver, brincar, explorar, participar, expressar, conhecer-se são direitos assegurados por meio da interação social, nos diferentes espaços, por meio de recursos variados.

O processo de avaliação é contínuo e processual, eixo estruturante da experiência educativa. Por meio da avaliação, buscamos criar diferentes atividades, dispor diferentes recursos para serem explorados e, dessa forma, respeitarmos a individualidade e o tempo de cada criança. A documentação é o recurso utilizado para organizar e possibilitar o acompanhamento da trajetória das crianças no desenvolvimento de teorias e hipóteses sobre o mundo que as cerca, a forma de organizar o ambiente e a atuação do docente.

Faixa Etária

2 a 5  anos

Horários

Turno da manhã: das 7h10min às 11h50min

Turno da tarde: das 13h às 17h40min

WhatsApp