Ensino Médio

APRENDER, APROFUNDAR E ATUAR NO MUNDO DE FORMA DEMOCRÁTICA E CIDADÃ.

O Ensino Médio é uma importante etapa  de construção de identidade, configurando-se como um período de consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos. Durante três anos, preparamos nossos jovens para prosseguirem seus estudos, exercerem sua cidadania e atuarem no mundo do trabalho. Damos especial atenção à articulação das diversas áreas do conhecimento com o mundo digital. Nossos professores também atuam como mediadores de aprendizagem ao promover debates e apontar caminhos para estudos mais específicos. 

Assim, no Ensino Médio, trabalhamos com a construção colaborativa do conhecimento, tendo como referenciais metodológicos a aprendizagem baseada em projetos, em problemas, e a aprendizagem invertida, uma das práticas de ensino mais eficazes do século XXI. Essas abordagens proporcionam aos estudantes trabalharem com problemas reais, a desenvolverem resoluções, a se entusiasmarem para aprender e, ainda, a alcançarem melhora de desempenho a partir da consolidação de habilidades nessa etapa da Educação Básica. Ao construir o conhecimento por meio dessas abordagens, valorizamos uma prática pedagógica que estimula a iniciativa do corpo discente via pesquisa, em que esse pode desenvolver o respeito às diferenças pela necessidade do trabalho em equipe, incentivar o saber ouvir e expressar-se, o falar em público, assim como o pensamento crítico autônomo. 

ITINERÁRIOS FORMATIVOS – NOVO ENSINO MÉDIO

Os Itinerários Formativos (IFs) possibilitam que os estudantes aprofundem seus conhecimentos em áreas de interesse e visam a prepará-los para darem sequência a esses estudos no Ensino Superior. Os Itinerários também se constituem como um terreno fértil para o desenvolvimento de importantes habilidades socioemocionais, requeridas hoje no mercado de trabalho. 

No Santa Marcelina, os IFs estão organizados por área de conhecimento, a fim de mobilizar competências e habilidades daquela área. A escolha dos IFs fica a cargo dos estudantes, no entanto a definição dos Itinerários é feita pela Instituição. Além disso, é importante ressaltar que, nos Itinerários Formativos, a construção das aprendizagens é ativa, os estudantes se constroem como protagonistas e como sujeitos de uma pesquisa.

Assim, no Santa, os IFs acontecem nas seguintes áreas do conhecimento:

· Linguagens e suas tecnologias;

· Matemática e suas tecnologias; 

· Ciências da natureza e suas tecnologias; 

· Ciências humanas e sociais aplicadas.

Faixa Etária

15 a 17 anos

Horários

TURNO DA MANHÃ: DAS 7H10MIN ÀS 12H40MIN

Downloads

Nesta seção você encontrará arquivos essenciais para os estudos, desde cartilhas educativas até informativos.



Caderno de Normalização

06/06/2018

TRI ENEM

30/12/2017
WhatsApp