Bem-vindo a Associação Eny Vieira Machado
INSTITUTO INTERNACIONAL DAS IRMÃS DE SANTA MARCELINA
O Centro de Educação Infantil Santa Marcelina é um serviço conveniado com a Secretaria Municipal de Educação (SME), tendo como data de inicio de funcionamento 04 de setembro de 1978. Está situado em um amplo prédio à Rua Rio do Oeste, nº 110 – 2º andar – Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Lá são atendidas 363 crianças na faixa etária de zero a quatro anos, com todo o carinho e afeto.
As salas de aula, a infraestrutura e a equipe de educadores seguem os mesmos parâmetros de qualidade, conforto, segurança e bem-estar encontrados em todos os segmentos de educação infantil da Rede de Colégios Santa Marcelina.
Todas as atividades são desenvolvidas com intuito de favorecer o processo de construção do conhecimento, tomando como ponto de partida a realidade das crianças e suas características de acordo com a faixa etária. A dinâmica do trabalho acontece sempre respeitando o grau de dificuldade das atividades, das mais simples às mais complexas, de maneira que a criança possa enfrentar situações desafiadoras e desenvolver o sentido de autonomia, responsabilidade e criatividade.
O desenvolvimento da criança é acompanhado pelo professor, por meio de registros diários e ficha de avaliação bimestral, na qual se compara e se observa a evolução durante todo o período de permanência no CEI. As crianças portadoras de deficiência são atendidas em turmas regulares, respeitando o direito ao atendimento adequado às suas características.
Há aulas de música e artes, assim como brinquedoteca e momentos de contação de história. As crianças são estimuladas com brinquedos não estruturados e têm o seu período de descanso sempre observado. A alimentação é preparada com carinho e privilegia ingredientes frescos e nutritivos.
Os educadores e as Irmãs estão sempre atentos para perceber alterações de humor ou mesmo de comportamento das crianças, orientando e dando suporte aos pais e responsáveis sempre que necessário. Por isso, o Centro de Educação Infantil incentiva a integração das famílias e da comunidade, por meio de reuniões, festividades e eventos.