Seja uma irmã
Marcelina

Presentes em vários países e atuando nas áreas da Educação, Assistência Social e da Saúde, as Irmãs Marcelinas oferecem sólida formação cultural, moral, religiosa, além de ajuda humanitária por meio de suas obras sociais, escolas e complexos hospitalares em regiões locais carentes.

"Educar seguindo os tempos" é a grande missão que perpetua a qualidade dos serviços e contribui para a formação de cidadãos comprometidos com uma sociedade mais justa, próspera e fraterna.

Com uma proposta de inspiração Cristocêntrica, que vai da educação infantil à educação superior, e tendo a ciência e a cultura como instrumentos e meio de educar para os valores permanentes da vida, cada religiosa Marcelina perpetua os ideiais de seu fundador, com as bênçãos de Deus.

 

Acompanhamento vocacional

Aspirantado

O primeiro sinal de vocação está no chamado à vida religiosa para consagrar-se a Deus e dedicar-se ao próximo. Não é uma decisão imediata, mas sim um sentido de vida que precisa ser elaborado e confirmado pouco a pouco, em uma longa caminhada de descoberta e desenvolvimento moral e espiritual.

O primeiro passo é buscar uma Congregação que compartilhe dos mesmos ideais que impelem a essa entrega, conhecido como Carisma – dom especial presenteado ao homem pelo Espírito Santo, para realizar o projeto de Deus com a humanidade.

O Carisma que caracteriza a missão da Família Marcelina é a Humanização em seu sentido pleno. Ele é fruto da paixão educativa de Deus Pai por nós e faz com que sejamos verdadeiros em todas as nossas relações. Permite que nos realizemos como pessoas, como filhos em relação a Deus e também como irmãos, cuidadores do planeta: nossa casa comum.

O Carisma Marcelino envolve em uma espiritualidade educadora cada indivíduo que, de alguma forma, está em contato com a Instituição. E, portanto, algumas qualidades consideradas indispensáveis para uma Irmã Marcelina são bondade, presença, solidez, e simplicidade.

Também é preciso alegre disponibilidade para cuidar do outro, cuidado maternal que vê no empenho de educar a oportunidade sincera de servir aos desígnios do Criador. Creches, escolas, pensionatos, faculdades, obras paroquiais e sociais, centros de espiritualidade e comunidades de jovens, complexos hospitalares e casas de repouso, todos são campos abertos para a missão educativa.

Ao entrar em contato conosco, a jovem vocacionada terá a oportunidade de conhecer com mais profundidade a obra e missão apostólica da Família Marcelina, cujo maior objetivo é “transformar a sociedade à luz do Evangelho, tendo a ciência como instrumento e meio para evangelizar o ser humano em sua totalidade, acompanhando os sinais dos tempos”.

Ela deverá fazer um curso vocacional e terá um acompanhamento específico de uma Irmã para ajudá-la neste momento de discernimento sobre sua vocação. Quando jovem, finalizará o Ensino Médio e fará o Propedêutico - curso introdutório de disciplinas em artes, ciências, educação, etc. Também vivenciará um período de experiência dentro do claustro e decidirá se deseja avançar.

 

Postulantado
O postulantado marca um tempo de preparação e tem como objetivo oferecer a possibilidade de atingir o grau de preparação humana, cultural, cristã e espiritual necessária a uma eficaz iniciação à Vida Religiosa, segundo o espírito do Instituto. A postulante partilhará a oração, vida comum e apostólica com as Irmãs da comunidade na qual estará inserida, também iniciará um curso sobre Filosofia. Essa etapa da caminhada tem a duração de um ano em geral, podendo ser prolongada.


Noviciado
O noviciado é a etapa em que a noviça vive a experiência da primazia de Deus como amor único e total, que se caracteriza no seguimento de Cristo casto, pobre e obediente. Em uma cerimônia familiar, ela receberá o hábito Marcelino e passará a conhecer e vivenciar a vocação própria do Instituto. É um tempo de aprofundamento na espiritualidade e momento no qual se encantará com a Consagração, pertencendo a uma família religiosa. Inicia-se, então, a preparação para profissão dos votos. A duração dessa etapa é de dois anos, podendo ser prolongada.

 

Juniorato
O itinerário formativo do juniorato prevê uma preparação de caráter bíblico, teológico e pedagógico, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre o Carisma Educativo e os estudos necessários para a responsabilidade apostólica que será confiada à juniorista. É o momento de confirmar e aprofundar o seu Carisma pessoal dentro da Congregação e, para isso, serão feitos os votos temporários de pobreza, castidade e obediência por três anos. O período do juniorato pode ser prolongado por mais três anos.


Formação Permanente
Neste período a Irmã é integrada definitivamente da Família Marcelina. São feitos Os Votos Perpétuos, que representam o início de uma nova etapa no caminho formativo, caracterizado por um empenho de desenvolvimento permanente, capaz de ajudar à religiosa, com a graça do Senhor, a tornar sempre mais verdadeira e coerente a escolha. A partir desse momento a Irmã segue exclusivamente a Ele, na obediência ao Evangelho, o que a leva à plena realização a consagração. 

Seja uma Irmã Marcelina

Depoimentos

Confira o depoimento de algumas irmãs que fazem parte desta missão.