Histórico.

O Centro para Juventude Santa Marcelina, iniciou seus atendimentos em 01 de novembro de 2008. Está localizado em um amplo prédio na Rua Rio do Oeste, 110 – 1º andar, no Bairro de Itaquera, Zona Leste de São Paulo, onde também estão instalados o CCA Santa Marcelina e o CEI. Atualmente, o CJ disponibiliza 60 vagas para atendimento de adolescentes e jovens na faixa etária de 15 anos a 17 anos e 11 meses. 

Muito procurado, o programa (Projeto) oferece orientação em Montagem e Manutenção de Micros e também em Rotinas Administrativas. Ambas as opções são estruturadas sobre os pilares da cidadania, da convivência e da formação.

As atividades são intensivas e diárias, desenvolvidas no período matutino e vespertino, sempre no contraturno escolar. Além de proporcionar conhecimentos importantes para o ingresso no mundo do trabalho, estimulam o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos para a formação cidadã. Procuram, ainda, fortalecer valores como o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares.

É nesta perspectiva que se concretiza um trabalho de assistência social, capaz de ajudar adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, decorrente de privações, pobreza e fragilização de vínculos afetivos relacionais e de pertencimento social. Muitos dos educandos atendidos, inclusive, são contratados, posteriormente, para trabalhar no Hospital Santa Marcelina de Itaquera e nas outras unidades da rede primária de atenção à saúde, pertencentes à família Marcelina.

Além dos programas “Montagem e Manutenção de Micros” e “Rotinas Administrativas”, periodicamente os adolescentes e jovens participam de oficinas artísticas, com temas da atualidade, e momentos de reflexão e debate. No mês de maio, quando se comemora o Dia das Mães, por exemplo, as turmas são convidadas a refletir sobre o papel da maternidade e do cuidar do outro.

Como complemento, monta-se uma oficina para a confecção de presentes para a figura materna de cada um dos participantes. Tais atividades têm como intuito incentivar a apropriação de temas relacionados à juventude, para que desta forma os educandos possam mudar sua vida e contribuir para a evolução do seu entorno.

Atividades Realizadas

  • Aula de Zumba

    Aula de Zumba
    20/07/2017

    Orientação  sobre a importância da atividade física.

  • Atividades nas férias!!!

    Atividades nas férias!!!
    30/07/2017

    Paseio que encerraram as atividades nas férias.