Histórico.

O Centro para Crianças e Adolescentes Santa Marcelina teve como data de inicio de atividades socioassistenciais 25 de outubro de 1977. Ocupa o andar térreo de um amplo prédio da Associação Eny Viera Machado, localizado na Rua Rio do Oeste, nº 110, em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. Ao todo, são atendidas 480 crianças e adolescentes, na faixa etária entre seis e 14 anos e 11 meses, de toda a região, que permanecem nas dependências da instituição nos horários em que não estão na escola.

Assim como no CCA Nossa Senhora do Divino Pranto, as ações ali desenvolvidas privilegiam o desenvolvimento humano, cultural, psíquico e social dos educandos que se encontram em risco e vulnerabilidade social, em sua maioria.

Como o CCA está localizado no mesmo complexo do CJ e do CEI, os educandos compartilham de uma excelente infraestrutura: as salas são bem iluminadas e organizadas, o refeitório é limpo e bem cuidado, há espaço para atividades ao ar livre e, como em todas as outras instalações da Associação, existe a preocupação constante com o bem-estar e a segurança das crianças e adolescentes.

As paredes sempre impecáveis e coloridas exibem trabalhos artísticos das turmas atendidas, tornando os espaços ainda mais agradáveis e criativos. Os banheiros estão sempre em ordem e a equipe de cozinha capricha no cardápio, com ingredientes frescos e nutritivos: nunca faltam frutas, verduras e legumes, e durante o café da manhã e o lanche da tarde são servidos sucos, bolos e leite.

Esses cuidados, apesar de simples, são muito importantes para aqueles que os recebem. Para se ter a dimensão do quanto fazem a diferença, não é raro a vez em que uma Irmã recebe uma criança que precisa de um banho e roupas limpas, pois sequer possui água corrente onde vive com sua família.

Garantidas as necessidades básicas, as atividades desenvolvidas têm como proposta uma programação articulada de acordo com os Parâmetros das Ações Socioeducativas: Proteção Social para Crianças, Adolescentes e Jovens; e com o Caderno de Orientações Técnicas sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), para crianças e adolescentes de seis a 15 anos.

A metodologia utilizada pelos orientadores socioeducativos permite que todos os educandos possam participar de forma livre e responsável das atividades para as quais têm mais aptidão. Todavia, algumas são mais direcionadas à formação básica de ética e cidadania, ou complementam saberes construídos na escola.

O CCA Santa Marcelina funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, totalizando um atendimento diário de 10 horas. Ocasionalmente aos sábados, há encontros para participação das famílias, de acordo com o cronograma anual.

  • HORÁRIOS: segunda a sexta-feira | das 7h às 11h e 13h às 17h

Atividades Realizadas

  • Atividades nas férias!!!

    Atividades nas férias!!!
    30/07/2017

    Brincadeiras, oficinas e passeios nas férias.